Departamento de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho

O Departamento de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho (DGASET) é um órgão de atuação transversal responsável por promover, coordenar e acompanhar, de forma integrada, as políticas e atividades relacionadas às condições ambientais da UFS, tendo as seguintes atribuições:

I. estimular, promover e apoiar a sustentabilidade socioambiental, através de atividades de ensino, pesquisa, extensão;

II. estabelecer mecanismos de fomento ao desenvolvimento de projetos nas áreas socioambiental;

III. desenvolver ações conjuntas entre a administração superior, administração dos campi, Unidades, Órgãos e Comunidade da UFS, de modo a assegurar uma gestão ambiental integrada e eficaz;

IV. estabelecer política interna de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente, visando estimular a implantação de práticas sustentáveis em todos os setores;

V. atuar junto aos demais setores da UFS para assegurar condições adequadas de mobilidade;

VI. atender e fazer cumprir as diretrizes prescritas na Agenda Ambiental na Administração Pública;

VII. promover a gestão compartilhada e integrada de resíduos;

VIII. colaborar com os diversos setores da Universidade para implantação e fortalecimento da política de segurança do trabalho;

IX. inspecionar/auditar/medir/ajustar o funcionamento de processos, produtos, instalações e serviços contribuindo para alcançar uma boa integridade física e saúde dos servidores;

X. colaborar, quando necessário, em análises de projetos onde se inclua aspectos de segurança do trabalho;

XI. alimentar sistemas de banco de dados da Universidade com informações relativas a adicional insalubre/periculoso;

XII. gerenciar segurança do trabalho e do meio ambiente laboral, com vistas a eliminar ou reduzir as condições insalubres, bem como riscos de acidentes nos ambientes de trabalho;

XIII. planejar e definir estratégias para realização de avaliações ambientais e de acidentes do trabalho;

XIV. dar suporte técnico e representar a UFS nas questões legais em matéria de segurança do trabalho, inclusive atuando em perícias judiciais e impugnações técnicas;

XV. gerir os processos de entrega, treinamento dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI; e

XVI. exercer outras atribuições no âmbito de sua competência e campo de atuação.

 

EQUIPE ADMINISTRATIVA DO DGASET/INFRAUFS:

NOME

FUNÇÃO

 Prof. Dr. Genésio Tâmara Ribeiro

 Diretor

 Lívia Maiane Santos

 Assistente Administrativo I

 Fernando Tavares Souza Auxiliar de Serviços Administrativos

 

MAIS INFORMAÇÕES

 TELEFONE

 (79) 3194-6449 (Secretaria)

 E-MAIL

 dgaset@academico.ufs.br

 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 08h00min - 12h00min

 13h00min - 17h00min